9.12.08

OS OLHOS DE CAPITÚ

Clássico de Machado de Assis “Dom Casmurro” ganha adaptação que estréia hoje na Rede Globo.

Li o livro faz muito tempo, e os olhos "oblíquos e dissimulados" dessa tal nunca me saiu da cabeça. Escrito em 1889, o romance continua a produzir discussão até hoje. E não apenas por deixar em aberto a possibilidade de um adultério, mas porque fornece um retrato sutil, costurado nas entrelinhas, da hipócrita sociedade carioca durante o Império.

A produção é a segunda do projeto Quadrante, do diretor Luiz Fernando Carvalho, que apresenta obras literárias de autores de todo o país encenadas em seus Estados de origem por atores locais. A primeira foi A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna.A mini-série irá do dia 9 ao dia 15 e,terá cinco capítulos.A opção por um título diferente do livro demonstra um diálogo com a misteriosa e enigmática personagem: o diretor mantém a dúvida sobre a traição de Capitu.

– Fui atrás das coordenadas mais latentes, que têm muito a ver com a questão da passagem do tempo, da consciência da finitude das coisas e do trágico também. Busquei a tragicomédia de uma dúvida, do que ela provoca em termos de imaginação – conta Carvalho.

Durante dois meses e meio, os atores se reuniram diariamente para compor seus personagens. No centro da ação, atores desconhecidos do grande público dão vida a personagens entre os mais populares da literatura brasileira. Como o narrador Dom Casmurro e o atormentado Bento Santiago (na série, dois personagens separados) está Michel Melamed, ator, apresentador, escritor e músico,a Capitu adulta é Maria Fernanda Cândido, que já emprestou seu olhar à personagem no filme Dom (2003). Já a Capitu adolescente é encarnada por Letícia Persiles, estreante como Pierre Baitelli, que vive o escorregadio Escobar, e César Cardadeiro, o Bentinho jovem.

Escrito por Euclydes Marinho, com colaboração de Daniel Piza, Luís Alberto de Abreu e Edna Palatnik, e texto final de Luiz Fernando Carvalho, o roteiro de Capitu preserva palavras e diálogos nas duas fases do romance: o amor adolescente de Bentinho e Capitu, que se separam com a ida do menino para o seminário, e o ciúme que, ao retornar de São Paulo formado em Direito, Bento Santiago passa a ter da esposa, Capitu, e do melhor amigo, Escobar.

Pelas chamadas da tv, o tom da minisérie é abertamente teatral, concentrado quase todo num único ambiente, e pra quem não teve a oportunidade de ler o livro é uma oportunidade imperdível de conhecer um pouco de um dos mestres da nossa literatura.

Veja o site de 'Capitu'

teaser da minisérie:


Nenhum comentário: